Víceras ou Travessuras?

Quem nunca deu aquele pulinho quando um monstro aparece na tela do cinema ou sentiu um arrepio pela espinha quando ouviu um vento assobiando pela greta de uma janela em uma noite de lua cheia, que atire o primeiro crânio de zumbi.

Com jogos não é diferente, e às vezes muito mais intenso, já que seu personagem está no seu controle. A vida daquele aglomerado de polígonos e texturas depende dos seus nervos de aço e do seu sangue frio pra abrir aquela maldita porta que teima em ranger.

Fizemos uma lista dos jogos onde o “fator cagaço” é presente em níveis mais variados! Desde de um “leve sustinho” até mesmo “PU!@#$!@#” podem ser encontrados nos jogos que escolhemos para nossa Seleção Halloween!

Só lembrando, essas notas não são para os jogos e sim para os “Níveis de Atemorizamento” encontrado neles.

Então puxe seu edredom, agarre sua lanterna, apague todas as luzes e curta a nossa listinha!


evil within

Doentio, insano, grotesco … Faltam adjetivos para classificar esse jogo que desde os primeiros minutos já deixa bem claro que, normal, não será a condição em que você irá sair de frente da TV. Do mesmo criador de Resident Evil, ele volta às raízes do que ele mesmo considera um jogo de “sobrevivência de horror”, e de fato, salas com corpos pendurados, autópsias, monstros que mergulham em poças de sangue e um vilão com um cofre no lugar da cabeça são apenas algumas das surpresas que te esperam.


alan wake

Em uma noite nada comum, sua esposa é levada por uma entidade sombria e você acorda numa estrada, perseguido por vultos e armado apenas com uma lanterna. Esse é pra você nunca mais sair sozinho em uma floresta.


alien isolation

A célebre frase que acompanhava os trailers do filme que originou esse jogo nunca fez tanto sentido: no espaço, ninguém pode te ouvir gritar.

Andróides e humanos irão tentar te matar, sua única chance é ser furtivo e buscar formas de escapar … Mas o Alien que ronda a nave, cedo ou tarde vai te encontrar, um suspiro na hora errada e a tela de loading vai ser sua nova melhor amiga.


amnesia

Na escuridão você consegue enxergar melhor, mas você perde sua sanidade. Essa é a premissa básica de Amnesia, um jogo que definitivamente acabou com a mentalidade de muitos dos que se achavam corajosos o suficiente para desvendar a masmorra onde mora um demônio, que ao contrário de você, enxerga muito bem no escuro.


dead space

“Corte seus membros”, essa é a frase que te recepciona nesse terror espacial. Aliens parasitas acabaram com a tripulação da nave onde você faria uma manutenção. Você é apenas um mecânico sem treinamento militar, o que fazer? Sobreviver.

De onde menos esperar, vão surgir inimigos, a luz e o som vão te pregar peças e te fazer duvidar de toda esquina, a cada morte sua, um novo show de horror, os inimigos parecem festejar sobre seu corpo cada vez que arrancam seus braços, e os sons de seus gritos abafados pelo seu traje operacional fazem de Dead Space uma das novas obras primas do videogame moderno.


dementium

Para quem tem apenas o pequeno Nintendo DS para jogar Pokémon e Animal Crossing, não sabe o que esta perdendo. Ótimo jogo em primeira pessoa, repleto de desafios e inimigos bastante perturbadores mal deixam acreditar que isso está no portátil da Nintendo. O gráfico desaponta um pouco, mas oras, é um jogo de terror no DS!


dino crisis

Dinossauros para todo lado, e você preso em uma ilha com eles, esse plano não tem nada para dar errado, ou certo! Esse primo do Resident Evil se mescla com Jurassic Park para trazer um jogo de terror mais focado na ação, mas com ótimos quebra cabeças


doom

Demônios, OK, armas enormes, OK, muito sangue, OK.

Isto é Doom, um clássico do panteão dos videogames que tira qualquer um de seu estado natural assim que a munição de sua Shotgun e Chaingun vai a zero. A vista daquele mar de inimigos que é composto por Belzebus, Zumbis, Aranhas com armas de plasma e Demônios Cibernéticos põe de joelhos qualquer bravo soldado. Cuidado com Doom 3, adicione tudo dito anteriormente a um ambiente claustrofóbico, escuridão plena e uma lanterna, que não pode ser usada ao mesmo tempo que suas armas, receita perfeita para um bolo de víceras.


fatal frame

Almas penadas são os inimigos, tudo bem, não é tão amedrontador? Eu não comentei o fato que sua única forma de se defender é uma câmera, comentei? Ah, talvez ajude mais eu dizer que esse jogo tem os mesmos moldes de terror de filmes orientais como “O Chamado” e “O Grito”. Tudo bem, tudo bem, vá por conta e risco!


resident evil

O clássico, o mestre, o supremo jogo de terror. Quem não conhece a história da mansão assombrada que acabou um a um com os membros do esquadrão alpha? Ele não tem demônios, ele não tem tripas, mas tem uma mansão gigante para ser explorada e muitos cantos escuros, onde a sua “falta de paciência” pode te sujeitar a uma bela pisada em armadilhas ou até mesmo um doce agarrão de zumbi.


silent hill

Um acidente de carro acontece, sua filha que viajava com você agora está perdida em uma cidade fantasma com uma neblina densa. O resto? Eu mal consigo descrever. O que falta de horror no Resident Evil por ser um jogo mais ação, sobra em Silent Hill. E não se engane, ninguém é normal, nem você!


E ae, conhece todos da lista? Faltou o seu favorito? Você conhece algum daqueles que ninguém nunca ouviu falar mas adoraria indicar? Comente aqui em baixo e deixe seu recado para a gente!

5 comentários sobre “Víceras ou Travessuras?

  1. Rapaz!! Cadê SOMA e Amnesia?

    SOMA, além de assustador, pode gerar crises existenciais. Cuidado!

    🙂

    1. Ouvi falar muito bem do SOMA, ainda não tive oportunidade de jogar mas tenho que providênciar isso com urgência! E Amnesia foi tão traumático que ninguem reparou que ele ta na lista! Isso sim é um jogo apavorante! Haha

Deixe um comentário